Professores


Os professores convidados para o II Flautas Gerais são:



  Raffaele Trevisani

   Flautista italiano, formou-se no Conservatório G. Verdi de Milão e, posteriormente, estudou com um dos principais flautistas da atualidade, Sir James Galway. 
   Tem se apresentado regularmente em concertos e festivais prestigiados em diversos países, como Itália, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Japão, África do Sul, Brasil, Argentina, etc. Se apresentou como solista com renomadas orquestras como I Solisti Veneti, Orchestra da Camera di Padova e del Veneto, I Pomeriggi Musicali di Milano, I Cameristi della Scala, I Solisti della Scala, Orchestra del Teatro Lirico di Cagliari, Kammerorchester “Arcata” Stuttgart, Bielefelder Philarmoniker, Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Istanbul State Symphony Orchestra, Moscow Chamber Orchestra, Chamber Orchestra of South Africa, Israel Strings Ensemble, Suk Chamber Orchestra, Silesian Symphony Orchestra of Katowice, dentre outras. 




Alberto Grossi

    Técnico de consertos para instrumentos de madeiras, com uma loja em Belo Horizonte, MG, chamada Alberto Grossi Woodwinds, fundada em 2003 em Washington, DC, Alberto Grossi Woodwinds oferece manutenção, consertos, e alterações para flautistas, oboístas, e clarinetistas.
   Teve o privilégio de ter entre seus clientes, durante a sua estada nos EUA, membros das seguintes instituições: National Symphony Orchestra, Baltimore Symphony Orchestra, Washington National Opera, Chicago Symphony Orchestra, Detroit Symphony Orchestra, e também músicos das bandas das forças armadas, entre outros.
    Alberto Grossi é um técnico com certificados pela Muramatsu, tendo aprendido e sendo certificado na fábrica da Muramatsu, no Japão. É também representante oficial das Flautas Muramatsu.
    Tendo experiência em reparos desde 1990, é também certificado pela Straubinger. Alberto Grossi é um oboísta profissional com um mestrado em performance pela Universidade de Iowa.















Lauren Panfili

  
 Flautista americana profissional e professora particular da flauta e flautim em Belo Horizonte, MG, Lauren Panfili se apresentou nos Estados Unidos em muitos concertos com orquestras, corais, e grupos de câmera em espaços como o Kennedy Center e a National Cathedral na cidade de Washington, DC. O jornal Washington Post descreveu a sua performance como “arrebatadora” (enrapturing).
   Com o duo de flauta e harpa “Beau Soir Ensemble,” ela têve dois cds lançados, Debut (2008) e Intermezzo (2009), e pode ser vista na Hope Television Network no programa “Hope Concert Series.”
Como solista de flauta e flautim, Lauren se apresentou em concertos nos Estados Unidos e no Brasil.
   É formada em flauta (performance) com mestrado pela Universidade de Iowa. Seus principais professores foram Tadeu Coelho, Darrin Thaves e Aaron Goldman.


E os professores organizadores do II Flautas Gerais são:




   Antonio Carlos Guimarães

   Professor de flauta na Universidade Federal de São João del-Rei. Antonio é Doutor em Artes Musicais pela University of Iowa, EUA, onde participou como membro efetivo do Centro de Música Contemporânea, com o qual se apresentou pela Costa Leste dos EUA. Antonio foi primeiro flautista da Dubuque Symphony, Iowa, EUA de 2001 a 2003. Foi bolsista do Festival Internacional de Aspen, EUA, 2000. Atou como solista e recitalista em vários estados brasileiros, e tem se apresentado com os cravistas Elisa Freixo e Felipe Silvestre. Em 2004 apresentou-se como convidado do VI Festival da Associação Brasileira de Flautistas em Salvador.
   Antonio lecionou na Universidade Estadual de Minas Gerais, e lecionou em diversos festivais como Inverno Cultural de São João del-Rei, Festival de Domingos Martins no Espírito Santo e Semana da Música em Ouro Branco. Recentemente lecionou um seminário de Música Brasileira na Academia de Música de Malmö, Suécia. Algumas da premiações obtidas incluem bolsa de estudos da CAPES para doutorado na University of Iowa, Segundo lugar no Concurso Jovens Solista Brasil-Piracicaba 1987, Primeiro Lugar no Concurso Jovens Solistas da Orquestra da UFMG em 1987, e primeiro lugar no Concurso de Música de Câmera da UFMG 1988.
   Antonio Guimarães tem desenvolvido intensa atividade de pesquisa na área de performance musical, na sua tese de doutorado escreveu sobre prática de performance em obras selecionadas do compositor Brasileiro Osvaldo Lacerda. Na Universidade Federal de São João Del-Rei exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Música de 2006 a 2010.





   Marcelo Parizzi

   Flautista nascido em Belo Horizonte, é professor assistente de flauta transversal e flauta doce da Universidade Federal de São João del Rei. É doutorando no programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Escola de Medicina da UFMG, mestre em performance pela Escola de Música da UFMG e desenvolve pesquisa voltada à saúde do músico, priorizando os problemas técnico-posturais dos instrumentistas de sopro. Venceu o concurso “Jovens Solistas”, promovido pela Escola de Música da UFMG (1999) e, por quatro anos consecutivos, o concurso “Jovem Músico BDMG”.
   Tem tocado como solista convidado sob a regência de Oilliam Lanna e João Carlos Martins. Em 2004, foi o único representante da América Latina a ter participação ativa na Master Class Internacional, na Suíça, ministrada pelo flautista James Galway, fazendo parte de um grupo de 20 flautistas escolhidos no mundo inteiro. Em 2006, apresentou-se com o pianista Phillip Moll e com a cantora Yuko Takemichi. Apresenta-se regularmente com o pianista João Gabriel Marques (MG) e com o Quinteto Sopros (MG).




Salomé Viegas


   Flautista , nascida em São João Del-Rei. Mestre em Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais, apresentando um estudo sobre a flauta na obra do compositor são–joanense , Padre José Maria Xavier. Bacharel em flauta transversal pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Professora de flauta,Apreciação e Análise do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei.Atualmente exerce o cargo de vice- diretora desta instituição. 
   Foi coordenadora da área de música erudita do Inverno Cultural, promovido pela UFSJ(Universidade Federal de São João del-Rei) durante dez anos. Integrante da orquestra Ribeiro Bastos desde 1980 e do grupo “Pedacinhos do Céu”( criado pelo violonista Oswaldo de Paula), há mais de 15 anos.
   Desenvolveu em 2008, com a pianista Maria Amélia Viegas , um projeto de música nas escolas estaduais, intitulado “Sons do Barroco”, que apresenta a música Barroca e colonial para alunos da rede pública. Flautista e coordenadora do grupo “Camerata Áurea Música”, dedicado à pesquisa e execução do repertório dos séculos XVIII e XIX, em Minas Gerais.
















Daniel Della Savia

   
   Mestre em Música – Performance Musical pela UFMG e bacharel em Música – Flauta Transversal pela UEMG, foi aluno de Maurício Freire e Fernando Pacífico. Freqüentou master-classes com renomados flautistas como Emmanuel Pahud (Berliner Philharmoniker), Philippe Boucly (Bayerischen Rundfunks), Fenwick Smith (Boston Symphony), Raffaele Trevisani (Itália), Felix Renggli (Suíça/Alemanha), Michel Bellavance (Suiça), entre muitos outros. Em várias oportunidades atuou como 1º flautista das orquestras sinfônicas de festivais de música como os de Curitiba, Ouro Branco, Juiz de Fora e São João Del Rei.
Camerista atuante, realizou vários concertos como no IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, em festivais de inverno e séries de concertos como Museu do Oratório de Ouro Preto, Segunda Musical ALMG, Jovem Músico BDMG Cultural, BDMG Trilhos de Minas, Prata da Casa UFMG, Concertos na Vila (Vila Velha – ES), entre outros. 
   Com o Quarteto de Flautas Pé Di Sí vem realizando um longo trabalho há mais de 10 anos. O interesse do Quarteto pela divulgação da música brasileira levou o grupo a vários projetos como a realização de concertos didáticos para grupos de americanos em visita ao Brasil por 6 anos e uma turnê pelo estado do Pará em 2011 que incluiu arranjos inéditos de músicas paraenses. Em julho deste ano apresentou-se com o Quarteto na cidade de Hamburg, na Alemanha a convite do Johannes-Brahms-Konservatorium. Nos festivais internacionais de flautistas promovidos pela ABRAF (Associação Brasileira de Flautistas) Daniel Della Savia já se apresentou como convidado em recital de flauta e piano e como palestrante no evento científico. Aprovado em concurso público em 2008, atuou por 2 anos como professor substituto da UFOP, onde lecionou Flauta, História da Música, Música Brasileira, Arranjo, entre outras disciplinas. 
   Atuou também como professor convidado em cursos de curta duração como no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e no “Projeto Bandas”, idealizado pelo governo de Minas. Em São João Del Rei desenvolve intensa atividade musical, onde é professor de flauta no “Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier” desde 2002 e membro da “Sociedade de Concertos Sinfônicos” desde 1997, onde atuou várias vezes como solista e como um de seus diretores artísticos. 
   Atualmente leciona também no “Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos” e na “Sociedade de Cultura Musical”, ambos na cidade de Barbacena.














Fernando Sales


   Natural de São João del-Rei, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Mestre em Música – Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais. 
Frequentou master classes com os renomados flautistas Emannuel Pahud, Félix Renggli, Philippe Boucly, Raffaele Trevisani, Michel Bellavance, Anders Chapelon, entre outros. Integrou a Banda Sinfônica da Escola de música da UFMG, participando da gravação do CD "Hino Nacional Brasileiro", em 2001. 
   Com o Quarteto de Flautas Pé Di Sí vem realizando um trabalho de divulgação da música brasileira através de projetos como a realização de concertos didáticos para grupos de americanos em visita ao Brasil por 6 anos na cidade de Ouro Preto e uma turnê pelo estado do Pará em 2011 que incluiu arranjos inéditos de músicas paraenses. Em julho deste ano o Quarteto apresentou-se na cidade de Hamburg, na Alemanha a convite do Johannes-Brahms-Konservatorium. O Quarteto também se apresentou no IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, Festivais de Inverno em Ouro Preto, Segunda Musical ALMG, Jovem Músico BDMG, BDMG Trilhos de Minas e Concertos na Vila, Vila Velha-ES. 
   Atualmente integra a Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei e leciona flauta no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, onde está à frente dos Projetos Banda Sinfônica e Coral de Flautas, nessa instituição.